Gente Buscando Gente

Delegacia Virtual já registrou mais de 71 mil Boletins de Ocorrência no Piauí


Além de extravio de documentos ou furtos de documentos, celulares e outros objetos também é possível incluir fotos de pessoas desaparecidas.

A Delegacia Virtual é a campeã de registros de Boletins de Ocorrência (B.O.s) no Piauí. Disponibilizada ao cidadão piauiense desde o dia 18 de janeiro de 2012, a unidade registra uma quantidade de 60 a 120 boletins de ocorrências por dia.


Segundos dados da Delegacia Virtual, sob o comando do delegado titular João Paulo de Lima, desde a implementação até o último dia 23 de outubro deste ano, foram registrados 71.277 B.O.s relativos às ocorrências de perda, extravio ou inutilização de documentos e objetos. Durante o mesmo período pesquisado, nas demais unidades policiais da Polícia Civil do Estado do Piauí foram registrados 112.848 B.O.s relativos às citadas ocorrências. Isso corresponde a 63,16% de todos os B.O.s registrados nas demais unidades da Polícia Civil do Estado do Piauí.

Segundo o delegado João Paulo de Lima, além de possibilitar o registro de B. O. sem sair de casa, a Delegacia Virtual aproxima mais as pessoas da Polícia que podem registrar extravios ou furtos de documentos, celulares ou outros objetos pessoais.

Neste ano, como forma de ampliar os serviços, a Delegacia Virtual disponibilizou, por meio da ATI, registro do B. O. de Desaparecimento de Pessoa, com a possibilidade de inclusão de foto do desaparecido, cujo principal objetivo é tornar possível a rápida resposta da Polícia Civil para frustrar a ocorrência de crimes graves, tais como seqüestro, extorsão mediante seqüestro, homicídio.

Este tipo de ocorrência tem uma dinâmica diferenciada e inclui alertas de divulgação contendo fotografia do desaparecido que aparecerá automaticamente em todos os sistemas e no site da Polícia Civil do Estado do Piauí. Uma vez registrado o desaparecimento de alguém, o registro terá prioridade sobre todos os demais.

O resultado confirmado pelos estudos de dados atesta o bom índice de resolutividade da Delegacia Virtual, quanto às ocorrências de desaparecimento de pessoa, pois dos 13 casos de B.O.s registrados até o dia 23 de outubro somente duas pessoas desaparecidas não foram localizadas.