Gente Buscando Gente

Uniformes com chip podem ser extintos em Vitória da Conquista



Podem ser extintos depois de um ano e quatro meses de implantação os uniformes escolares com chip criados pela prefeitura de Vitória da Conquista para monitorar a frequência de alunos em escolas municipais.

Segundo o secretário de Educação da cidade, Ricardo Marques, o programa é reavaliado e pode ser reajustado, encerrado ou ter licitação aberta para outras empresas com novas tecnologias. “Tivemos problemas com as operadoras de telefonia [que identificam os uniformes por radiofrequência]. Mensagens não chegavam na hora certa nos celulares dos pais, a conexão de internet também deixou a desejar”, relatou ao jornal A Semana. O gestor pontuou que o projeto era um experimento e que havia risco de não dar certo. “É importante ficar claro que este foi um projeto piloto.

Nós estamos contabilizando em números os resultados para analisar se vale a pena viabilizar a continuidade”, declarou. Para o funcionamento em 25 escolas, os uniformes com chip para mais de 25 mil estudantes tiveram custo de R$ 1,2 milhão. O equipamento deveria enviar mensagens de texto aos celulares de pais de alunos e informar quando o estudante entra e sai da escola.

* Do Jornal Bahia Notícias.