Gente Buscando Gente

Curta nossa página no Facebook

CFM lança serviço sobre crianças desaparecidas com foco no público médico



O Conselho Federal de Medicina (CFM) lançou nesta sexta-feira (18), em Brasília, a página Médicos em resgate de criançasdesaparecidas. O sistema, disponível na internet, permite que pessoas de diversos países cadastrem e busquem crianças e adolescentes desaparecidos. O site terá os médicos como principais usuários, tendo em vista que, em algum momento, toda criança é atendida pelo profissional. Entretanto, a ferramenta também estará disponível aos demais envolvidos na busca e no cadastramento de desaparecidos.

 O sistema terá uma base com dados do Brasil, de países latino-americanos e outros de língua portuguesa e será moderada pelo CFM.O cadastramento será feito através de um formulário com informações do responsável, do desaparecido e das circunstâncias do desaparecimento. No espaço destinado à criança, além da foto, deverão constar informações como: nome completo, sexo, data de nascimento, cor dos olhos e da pele, marcas ou cicatrizes, e a existência de algum tipo de deficiência ou doença mental. É obrigatório a apresentação do Boletim de Ocorrência (BO).

O cadastro poderá ser feito para crianças do Brasil, Portugal, Espanha, Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Cuba, Equador, México, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela.


Manutenção do sistema

Periodicamente, o CFM entrará em contato com os responsáveis pelas crianças cadastradas para atualizar as informações e também dará baixa no registro das encontradas. Atualmente, existem diversos sites e serviços sobre crianças desaparecidas, contudo, o Médicos em resgate de crianças desaparecidas é considerado o primeiro de abrangência internacional e voltado ao público médico, que assume o papel de agente agregador.

A página apresentará um banner com as crianças e um formulário, que deve ter pelo menos um dos parâmetros preenchido para que seja efetuada a busca. Haverá também orientações sobre como evitar o desaparecimento de crianças e como proceder caso as reconheça ou possua informações que possam levar a polícia até elas.

A página “Médicos em resgate de crianças desaparecidas” está disponível no endereço www.criancasdesaparecidas.org e em três idiomas: português, espanhol e inglês. O CFM é o responsável pelo hotsite em português e a Confederação Médica Latinoamericana e do Caribe (CONFEMEL) pela moderação nos demais idiomas. O projeto também tem apoio do Conselho Geral de Colégios Oficiais e Médicos da Espanha.

*Do Portal ADJORI-SC.